quarta-feira, 6 de novembro de 2013

#Bariátrica - Procedimentos Pré Operatório


Submeter a uma cirurgia bariátrica não é somente decidir-se, ir ao consultório e uma semana depois realizar a cirurgia, tem todo um procedimento!
O Primeiro passo é ler muito, para isto aconselho fazer parte de grupos no facebook, recomendo o Redução de Estômago, faça amizade com quem  já fez, pergunte, leia, informe-se! 
Eu pesquisei por um ano a cirurgia antes mesmo de ir ao médico e dialoguei muito com minha Endocrinologista.
Após ter um vasto conteúdo e conhecimento da cirurgia é hora de procurar um médico, procure referências, visite as palestras dos psicólogos que praticamente toda clínica possui.

Por falar em referência, recomendo logicamente meu médico: 

Dr. Bruno Parreira de Melo - Clínica CVE - Rua Paracatu - 872 - Barro Preto - Belo Horizonte.
Contatos: (31) 2515 - 9006 / (31) 2515 - 9007.
O Dr. Bruno é todo bom humor, carinhoso, digam que foi indicação da Luciana Keppel, sua paciente mais gata! hahaha
Brincadeiras a parte, vamos ao que interessa.

Primeiro dia de consulta o médico irá avaliar se realmente a cirurgia é indicada, pois conforme postei AQUI, existem recomendações para realizar a cirurgia, a primeira delas é o índice de massa corporal: IMC, sendo 35 à 39,99 para quem tem comorbidades ou acima de 40. 

Caso o médico recomende a cirurgia ele irá solicitar uma bateria de exames que terá duração média de 4 meses para conclusão dos exames e resultados, são eles: 

Exames de sangue, demoram média de 15 dias para entrega do resultado, sendo média de 27 tipos de exames.
Consulta com Cardiologista e Laudo, sendo realizado em primeira fase um ecocardiograma e posterior a todos os exames que ainda citarei um retorno para Risco Cirúrgico + Eletrocardiograma. Ambas as fases o resultado é na hora. 
Endoscopia Digestiva, resultado da biópsia sai em média de 10 dias. 
Exame de urina e fezes, resultado em até 10 dias.
Teste Respiratório, resultado sai em média de 15 dias. 
Ultrasom Abdominal Total, resultado sai na hora.

Laudos necessários: 
Endocrinologista: Acima citei que conversei com minha endocrinologista, pois bem, para submeter-se à cirurgia é necessário um Laudo onde o médico atesta que o paciente tenta emagrecer seja com reeducação alimentar e até uso de medicamentos sem sucesso por mais de dois anos, assim sendo, os exames acima deverão ser apresentados ao Endocrinologista para realização deste Laudo e aprovação do mesmo. Vamos chamar de Laudo I.
Psicólogo ou Psiquiatra: É necessário um laudo de um destes profissionais para atestar que o paciente possui total consciência do método e seus riscos, além de avaliar distúrbios psicológicos que poderiam complicar após a cirurgia, é necessário levar o Laudo do Endocrinologista e exames. Vamos chamar de Laudo II.
Cardiologista: É necessário um Laudo do Cardiologista para realização da cirurgia e risco cirurgico, deve ser o último médico a ir, com todos os exames em mãos. Vamos chamar de Laudo III.

Vamos alinhar as informações acima? 

Primeiro: Realizar todos os exames
Segundo: Ir de posse com todos os resultados no seu Endocrinologista para emissão do Laudo I.
Terceiro: Ir de posse de todos os resultados e Laudo I  para emissão do Laudo II
Quarto: Ir de posse de todos os resultados, Laudo I e II para realização do Eletrocardiograma e Risco Cirúrgico com Laudo III. 

Pronto! Hora de retornar ao médico, que irá avaliar todos os exames e verificar uma possível data para cirurgia, caso esteja tudo "ok". 

Pode ocorrer uma surpresinha na endoscopia que é uma Bactéria H. Pilory, falarei em outra postagem desta mocinha aí, pois eu tive... Mas já antecipo que é só realizar o tratamento direitinho e pronto! Nada que atrase tanto ou que impeça de realizar a cirurgia. 

O tempo desde o início até o término dos exames, laudos e marcação da cirurgia varia muito, tudo vai depender das disponibilidades dos médicos, prazo para resultados, portanto aconselho que, marque o Endocrinologista com uma média de 15 dias após a realização dos exames, contanto que os resultados sairão neste prazo, o psicólogo marque uns dois dias ou mesmo dia do Endocrino e Cardiologista após consulta do Endocrino, mas já ligue para eles assim que sair do consultório do médico que irá realizar a sua cirurgia, após primeira consulta com o mesmo. 

Há convênios que exigem uma perícia, mas antecipo que não é bicho de sete cabeças! Se você atende todos os requisitos exigidos para a cirurgia, não tem que preocupar-se! 

Está com medo? Não preocupe-se pois colhemos bons frutos, veja meu antes e depois AQUI





Para quem está preparando-se, desejo boa sorte e deixo meu e-mail para caso tenha dúvidas e não queira publicar nos comentários: lucianalagebh@gmail.com








Um comentário:

  1. OLA LUCIANA!!!! PASSANDO AKI PRA TE DAR UM BEIJO; MUITO OBRIGADO PELO CARINHO DE SEMPRE.
    ESTA ME DEVENDO UMA VISITA NO CONSULTORIO..ALIAS VC E SUA MÃE
    BJOSSSS;;
    ATT DR BRUNO PARREIRA DE MELO

    ResponderExcluir